Sobre o Budismo Nitiren Daishonin

O budismo é um sistema ético, religioso e filosófico fundado por Gautama(Sakyamuni), na Índia, por volta do século V a. C.O princípio básico é a Lei Mística da Causa e Efeito, a lei da causalidade.Existem inúmeras escolas ou seitas originadas das ramificações do budismo de Sakyamuni espalhadas principalmente pela China, Tibet, Mongólia, Coréia e Japão,para onde seus ensinamentos se propagaram após seu falecimento.Nitiren Daishonin viveu no Japão, no século XIII, e é considerado o Buda Original.Do ponto de vista Budista, sua época foi denominada de Últimos Dias da Lei, um período que iniciara dois mil anos após o falecimento de Sakyamuni. Ele examinou minuciosamente os ensinamentos Budistas que se desenvolveram na Índia e na China até os seus dias e restabeleceu o Budismo retornando ao seu ponto de origem.Visando esclarecer e estruturar os ensinamentos, Nitiren Daishonin valeu-se do Sutra de Lótus, o ensino conclusivo do Buda Sakyamuni, e das obras de Tient’ai, filósofo Budista da China, os quais se baseiam também no Sutra de Lótus.Essa corrente de Sakyamuni a Tient’ai e destes a Nitiren Daishonin constitui o que o Budismo de Nitiren Daishonin denomina de corrente ortodoxa do Budismo.Esses três Budistas ensinaram que os mortais comuns podem atingir a iluminação neste mundo e que para tanto não é necessário exterminar os desejos nem tampouco mudar sua identidade. O propósito fundamental de seu ensinamento é possibilitar às pessoas manifestarem a natureza de Buda, ou seja, a iluminação. Por meio da manifestação dessa digna e inabalável condição de vida todos, sem exceção, podem vencer os sofrimentos e dificuldades, gerando uma mudança profunda em sua vida, uma verdadeira “revolução humana”.

          Essa revolução interior, por sua vez, desencadeia a transformação do ambiente familiar, da sociedade, da nação e do mundo. Esse grande movimento humanístico que parte do individual para o global é chamado de Kossen-rufu, ou movimento pela paz mundial.O Sutra de Lótus afirma que Sakyamuni percebeu que todos os fenômenos manifestam a verdadeira entidade da vida que metaforicamente é definida como joia preciosa oculta sob a roupa.Nos Primeiros Dias da Lei, além da dificuldade de compreensão, havia a dificuldade da prática.Nitiren Daishonin, na maior realização da história do Budismo, expressou o conteúdo do Sutra de Lótus de Sakyamuni na forma em que todas as pessoas pudesse praticá-lo.Essa forma é a invocação de Nam-myoho-rengue-kyo que ele expôs como o ensino correto para ser propagado nos Últimos Dias da Lei.A declaração Nam-myoho-ren-gue-kyo tornou efetivo o estabelecimento de um novo Budismo, baseado na iluminação de Daishonin. As práticas de Sakyamuni e as virtudes que ele, conseqüentemente, obteve, estão todas contidas nas simples palavras Myoho-rengue-kyo. Com o poder da fé e do poder da prática, os quais são inerentes em nossa vida, poderemos manifestar o poder do Buda e o poder da Lei.O Budismo de Nitiren Daishonin possibilita todas as pessoas a manifestarem a natureza de Buda de dentro de sua própria vida.Em termos práticos, a manifestação da natureza de Buda nos dá força para vencer problemas e situações difíceis da nossa vida e ao mesmo tempo realizar uma mudança dentro de nós.A prática dos ensinos do Budismo de Nitiren Daishonin é a recitação do Gongyo e do Daimoku. Gongyo é a recitação de parte do 2º e o 16º capítulos do Sutra de Lótus; e Daimoku é a recitação de Nam-myoho-rengue-kyo. A prática diária do Gongyo e Daimoku representa a cerimônia na qual nossa vida entre em harmonia com o Universo.Vigorosamente colocamos em fusão o microcosmo de nossa existência individual com a energia vital do macrocosmo, de todo o Universo.Se realizamos isso regularmente a cada manhã e noite, nossa energia vital – nossa máquina – é fortalecida.O Universo é composto por um incalculável número de partículas elementares:prótons, elétrons, nêutrons, fótons; e também por átomos que compreendem os elementos químicos, tais como hidrogênio, oxigênio e cálcio. Essas mesmas partículas e elementos constituem nosso corpo. Um estudioso sugeriu que " o corpo humano é feito do mesmo material que das estrelas", e denominou os seres humanos de "filhos das estrelas". Nosso corpo não somente é feito da mesma composição do Universo como também é governado pelos mesmos princípios básicos de geração e desintegração e pelo ritmo de vida e morte que permeia o cosmos. Quando fazemos a nossa prática diária, o microcosmo de nossa vida individual entra em fusão com o macrocosmo do Universo.O Budismo desta era é o ensino que torna possível às pessoas comuns, como nós,evidenciarmos nossa condição interior de iluminação, a budicidade. Buda não é nenhum ser, pessoa especial ou diferente. Buda é um Estado de Vida : o “ Estado de Buda “ é a própria energia criativa ( energia vital ).

      Na verdade, o único meio de realmente despertar para essa maravilhosa prática é experimentá-la na própria vida. É impossível compreender a fé ou a vida somente por meio da teoria. A vida não é algo abstrato. Deve ser vivida e sentida. É a história que construímos com nossos esforços e lutas em meio a nossa realidade. O budismo de Nitiren segue a filosofia budista conforme descrita e objetivada por Sakyamuni. As pessoas estão sujeitas à lei de causa e efeito, não como punição, mas como um efeito normal da natureza e, portanto são puras e exclusivamente responsáveis pelos seus próprios atos. O budismo, portanto está para leigos, monges,bandidos e presidentes da mesma forma, porque todos possuem a capacidade de manifestar o estado de buda, não há preconceito ou discriminação, senão não é budismo.

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