O
budismo é um sistema ético, religioso e filosófico fundado por
Gautama(Sakyamuni), na Índia, por volta do século V a. C.O princípio básico é a
Lei Mística da Causa e Efeito, a lei da causalidade.Existem inúmeras escolas ou
seitas originadas das ramificações do budismo de Sakyamuni espalhadas
principalmente pela China, Tibet, Mongólia, Coréia e Japão,para onde seus
ensinamentos se propagaram após seu falecimento.Nitiren Daishonin viveu no
Japão, no século XIII, e é considerado o Buda Original.Do ponto de vista
Budista, sua época foi denominada de Últimos Dias da Lei, um período que
iniciara dois mil anos após o falecimento de Sakyamuni. Ele examinou
minuciosamente os ensinamentos Budistas que se desenvolveram na Índia e na
China até os seus dias e restabeleceu o Budismo retornando ao seu ponto de
origem.Visando esclarecer e estruturar os ensinamentos, Nitiren Daishonin
valeu-se do Sutra de Lótus, o ensino conclusivo do Buda Sakyamuni, e das obras
de Tient’ai, filósofo Budista da China, os quais se baseiam também no Sutra de
Lótus.Essa corrente de Sakyamuni a Tient’ai e destes a Nitiren Daishonin
constitui o que o Budismo de Nitiren Daishonin denomina de corrente ortodoxa do
Budismo.Esses três Budistas ensinaram que os mortais comuns podem atingir a
iluminação neste mundo e que para tanto não é necessário exterminar os desejos
nem tampouco mudar sua identidade. O propósito fundamental de seu ensinamento é
possibilitar às pessoas manifestarem a natureza de Buda, ou seja, a iluminação.
Por meio da manifestação dessa digna e inabalável condição de vida todos, sem
exceção, podem vencer os sofrimentos e dificuldades, gerando uma mudança
profunda em sua vida, uma verdadeira “revolução humana”.
Essa revolução
interior, por sua vez, desencadeia a transformação do ambiente familiar, da
sociedade, da nação e do mundo. Esse grande movimento humanístico que parte do
individual para o global é chamado de Kossen-rufu, ou movimento pela paz
mundial.O Sutra de Lótus afirma que Sakyamuni percebeu que todos os fenômenos manifestam
a verdadeira entidade da vida que metaforicamente é definida como joia preciosa
oculta sob a roupa.Nos Primeiros Dias da Lei, além da dificuldade de
compreensão, havia a dificuldade da prática.Nitiren Daishonin, na maior
realização da história do Budismo, expressou o conteúdo do Sutra de Lótus de
Sakyamuni na forma em que todas as pessoas pudesse praticá-lo.Essa forma é a
invocação de Nam-myoho-rengue-kyo que ele expôs como o ensino correto para ser
propagado nos Últimos Dias da Lei.A declaração Nam-myoho-ren-gue-kyo tornou
efetivo o estabelecimento de um novo Budismo, baseado na iluminação de
Daishonin. As práticas de Sakyamuni e as virtudes que ele, conseqüentemente,
obteve, estão todas contidas nas simples palavras Myoho-rengue-kyo. Com o poder
da fé e do poder da prática, os quais são inerentes em nossa vida, poderemos
manifestar o poder do Buda e o poder da Lei.O Budismo de Nitiren Daishonin
possibilita todas as pessoas a manifestarem a natureza de Buda de dentro de sua
própria vida.Em termos práticos, a manifestação da natureza de Buda nos dá
força para vencer problemas e situações difíceis da nossa vida e ao mesmo tempo
realizar uma mudança dentro de nós.A prática dos ensinos do Budismo de Nitiren
Daishonin é a recitação do Gongyo e do Daimoku. Gongyo é a recitação de parte
do 2º e o 16º capítulos do Sutra de Lótus; e Daimoku é a recitação de
Nam-myoho-rengue-kyo. A prática diária do Gongyo e Daimoku representa a
cerimônia na qual nossa vida entre em harmonia com o Universo.Vigorosamente
colocamos em fusão o microcosmo de nossa existência individual com a energia
vital do macrocosmo, de todo o Universo.Se realizamos isso regularmente a cada
manhã e noite, nossa energia vital – nossa máquina – é fortalecida.O Universo é
composto por um incalculável número de partículas elementares:prótons,
elétrons, nêutrons, fótons; e também por átomos que compreendem os elementos
químicos, tais como hidrogênio, oxigênio e cálcio. Essas mesmas partículas e
elementos constituem nosso corpo. Um estudioso sugeriu que " o corpo
humano é feito do mesmo material que das estrelas", e denominou os seres
humanos de "filhos das estrelas". Nosso corpo não somente é feito da
mesma composição do Universo como também é governado pelos mesmos princípios
básicos de geração e desintegração e pelo ritmo de vida e morte que permeia o
cosmos. Quando fazemos a nossa prática diária, o microcosmo de nossa vida
individual entra em fusão com o macrocosmo do Universo.O Budismo desta era é o
ensino que torna possível às pessoas comuns, como nós,evidenciarmos nossa
condição interior de iluminação, a budicidade. Buda não é nenhum ser, pessoa
especial ou diferente. Buda é um Estado de Vida : o “ Estado de Buda “ é a
própria energia criativa ( energia vital ).
Na verdade, o único
meio de realmente despertar para essa maravilhosa prática é experimentá-la na
própria vida. É impossível compreender a fé ou a vida somente por meio da
teoria. A vida não é algo abstrato. Deve ser vivida e sentida. É a história que
construímos com nossos esforços e lutas em meio a nossa realidade. O budismo de
Nitiren segue a filosofia budista conforme descrita e objetivada por Sakyamuni.
As pessoas estão sujeitas à lei de causa e efeito, não como punição, mas como
um efeito normal da natureza e, portanto são puras e exclusivamente responsáveis
pelos seus próprios atos. O budismo, portanto está para leigos, monges,bandidos
e presidentes da mesma forma, porque todos possuem a capacidade de manifestar o
estado de buda, não há preconceito ou discriminação, senão não é budismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário